sábado, 22 de dezembro de 2018

Carta de Natal


Querid@s,

Está chegando a véspera de natal e eu juro que gostaria de estar escrevendo uma mensagem otimista de votos de boas festas, paz e amor... Mas não é o caso.
Estamos vindo de anos ruins desde 2014, é verdade. Entretanto, não consigo prever os problemas que enfrentaremos nos anos que virão.  2019 é um ano que ainda não consegui imaginar, porque: como podem ocorrer coisas piores que as já acontecidas?
A eleição turbulenta da presidenta Dilma, seguida de um impedimento de seu governo em 2016, por motivos ridículos, que todos sabemos que foi um tremendo golpe da direita com a intenção de retomar o poder. Mesmo reconhecendo todos os erros cometidos pelo seu governo, a injustiça deste ato foi tremenda com ela. Foi horrível! Uma coisa que não podíamos ter admitido...
Estes anos de governo Temer com seus inúmeros ataques aos direitos dos trabalhadores... que anos infelizes! Anos em que a educação e a saúde estão começando, só começando, a sofrer com a falta de investimento. Tudo impossível de engolir! Cortar gastos na pele do povo e defender os ricos empresários e latifundiários deste país, é modo de governo que foi acionado em 2016... É o que queremos mesmo?
A prisão de Lula este ano... Não sejamos ingênuas pessoas que acreditam na mídia piamente, que acreditam em juizinhos ridículos cheios de interesses escusos, líderes de lavajatos que limpam só um lado do carro. Lula foi preso para não se eleger presidente novamente. É outro caso de injustiça, ou de justiça interessada, se podemos usar assim as palavras.
Acabaram com o PT, fato. Mas, por qual motivo? Se o objetivo era acabar com a corrupção, não funcionou. A corrupção continua na ativa firme e forte e intrínseca nas nossas instituições públicas e privadas. O que fazer? Não sei. Mas demonizar e perseguir um único partido político foi só uma falácia criada para nos enganar. Aliás, funcionou bem essa falácia. Tanto que os pobres que alçaram seus primeiros vôos consumidores nos governos petistas esqueceram tudo e começaram a repetir sem parar “tudo culpa do PT”... Loucos. Tolos. Bobos. Papagaios propagadores de fake news.
Agora chego no pior de tudo: esse fenômeno chamado Bolsonaro. Nosso presidente eleito, prestes a assumir o poder... Gente, que medo! No dia do segundo turno tive dor de barriga, ansiedade e etc. Sabia que isso ia acontecer, mas estava tentando me enganar. Nosso futuro presidente da república é simplesmente a coisa mais horrível que poderia ter acontecido ao Brasil: não é só a ultradireita no poder, é a ignorância, a violência, o racismo, o machismo, a homofobia firmes e fortes e altamente legitimados. Todas essas coisas horrendas ganharam uma eleição presidencial!!!
A cara do Brasil nunca poderia ter sido mais feia.
Voltando então a minha mensagem de natal e ano novo: impossível desejar paz e amor, amig@s!
O que eu desejo de fato para tod@s nós é força: precisamos disso para as batalhas que virão! Vamos nos defender dos ataques aos nossos direitos! Eu nos conclamo à luta por nós trabalhador@s da cidade e do campo, pelas nossas escolas e universidades, pela saúde pública, pelos direitos humanos, pelos índios, pelos quilombolas, pelos lgbtts,  pelo meio ambiente e por cada um de nós! Por cada uma de nós!
Nós de fato precisamos umas das outras, uns dos outros. O que enfrentaremos é assustador... mas ainda existe em algum lugar a esperança de dias melhores. E quem fará os dias melhores somos nós, na nossa luta diária de cada dia, e na força que encontraremos de mãos dadas. O bordãozinho clichê que surgiu no fim do período eleitoral, sim: ninguém solta a mão de ninguém.
Só isso.
Festejem, mas não esqueçam: a luta continua, companheir@s!

Fabiana Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário