domingo, 26 de abril de 2009

O lago


O lago é uma imagem linda. A água é azul como a cor do céu num dia sem nuvens e cheio de poesia. É enorme também. Não tanto como mar, talvez seja apenas uma miniatura perto do oceano, mesmo assim impressiona. Se olhar rápido fica-se uma impressão de mar nos olhos, especialmente num dia como este: de vento. Há uma passarela que adentra as águas até certo ponto. A passarela é feita de tábuas de madeira e range um pouco, reclamando do peso dos passos sobre ela, é larga o bastante para manter as pessoas seguras, principalmente as que não sabem nadar como eu. Os banhistas costumam usá-la como trampolim. Caminham ou correm por ela, chegando ao final, se atiram em pose, braços erguidos sobre a cabeça, corpo inclinado, e lá se vão eles a braçadas, nadando nas águas frias. Algumas pessoas usam a passarela para pescar. Ali elas se sentam olhando o vazio no fim do anzol e reclamam baixinho dos banhistas, sem eles os peixes chegariam mais perto e provavelmente morderiam a isca.
Eu uso a passarela também. Caminho por ela observando as pequenas ondas que o vento forma na superfície do lago. É mesmo muito parecido com o mar. No horizonte, lá muito longe, as águas azuis do lago parecem estar roçando de leve os lábios no céu. É um beijo sem dúvida, porém é um carinho muito mais delicado do que o encontro furioso que se dá entre o mar e esse mesmo céu. O lago é mais romântico, penso, o mar é possessivo. Chego ao final da passarela. Olho de novo para o horizonte: é dia, o sol brilha e o vento arrepia a água. Minha sombra me mostra um cabelo que voa. Seguro com as mãos a saia para que ela não levante. Não quero parecer indecente diante de tantas crianças que brincam a poucos metros de mim na areia da praia. Praia artificial que não existia na época da minha infância.
Penso naquela época sem nenhuma saudade. Minha infância não foi tão alegre e desejo sinceramente que aquelas crianças sejam mais felizes do que eu própria fui. Agora me sento na borda da passarela como fazem os pescadores. O que vim pescar aqui? Meus olhos incansáveis buscam o infinito e mais uma vez só encontro o nada. Espero até que o último banhista saia? O sol cede além do lago. Aos poucos o horizonte se tinge duma tonalidade laranja, a mais bonita que já vi. Nenhum pintor é capaz de copiar a cor que a natureza irradia num pôr-do-sol. O vento piora. Cada vez mais forte. Posso ouvir as mães das crianças da praia chamando por elas. Assustadas as crianças juntam seus brinquedos. O vento ameaça derrubá-las. Assovia nos meus ouvidos e sacode o meu cabelo desgrenhado. Será que sou eu que provoco esta ventania? Afinal meu estado de espírito não está muito diferente. As pessoas não sabem, mas a natureza é muito solidária conosco. De alguma forma muito sutil as reações da nossa alma são refletidas pelas reações da natureza. Sempre chove nos dias mais felizes, quando a gente se angustia para que não vire tempestade aquela nuvem escura que tinge o céu.
Hoje eu queria o lago só para mim. Por isso o vento endoidecia, varria a praia cheia de crianças, fazendo a areia açoitar seus pequenos corpos seminus. Os banhistas logo rarearam, o vento terrível demais fez com que tivessem frio. Pescadores, já não os via, desistiram de pescar um peixe inexistente. E eu esperava, porém, tinha um momento correto para fazer o que tinha que ser feito. O sol se preparava para tocar de leve no mesmo lugar onde antes estava o leve beijo entre a água e o céu. As primeiras estrelas insistiam em aparecer, embora o vento tivesse trazido para o cenário as perturbadoras nuvens escuras que a qualquer momento poderiam tomar conta de tudo. Minha cabeça rodava. Não sabia se no final teria coragem o suficiente. Quando tomei a decisão que me trouxe até o lago, meu coração estava cheio de tristeza e mágoa. E foram ambas, tristeza e mágoa, que me impeliram até aqui. O lago da minha infância. Eu olhava perdida para os últimos raios de esperança, mas o sol da alegria já me abandonara outras vezes. Não tenho forças para lutar de novo contra o vazio da minha existência. É mais um erro, sei disso, mas os erros são tentativas de acerto e todo acerto é um erro que se esqueceu de dar errado.
Sim. Crescia dentro de mim a decisão final. A luz ainda resistia, embora o sol já tivesse se posto. Quem me olhasse de longe, sentada no final da passarela, observando o horizonte, saberia das minhas intenções? Talvez, se alguém realmente reparasse. Mas nessa hora o vento já tinha feito o limpa na praia de que eu precisava. Quase escuro, quase sozinha, num momento assim é que eu queria realmente dar o meu último abraço da vida. Levantei-me. Olhei para praia e tive certeza de que ninguém me via. Ergui os braços acima da cabeça, inclinei o corpo como antes os banhistas faziam, e me atirei na água. No princípio estranhei que água não fosse gelada. Era morna. Morna como a água da piscina no dia em que Oswaldo se foi. Boiei por alguns instantes antes de deixar que água me envolvesse completamente. Sim. Meu último abraço. Um abraço fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário